segunda-feira, 18 de junho de 2007

Entrevista Bad News

» Bad News - Abril/2007
Bad News

Entrevista ao vencedor "H2T Duelo Verbal": Bad News

Danilo, jovem angolano de 20 anos, residente em Alfornelos. É este o perfil de Bad News, cara desconhecida no início do H2T Duelo Verbal. Era certo que fora descoberto um novo talento quando os seus oponentes começaram a cair, um por um, frente a este mc. Logo após o fim do torneio, o H2T registou as suas primeiras palavras repletas de emoção. Bad News ainda não acreditava… Acabara de derrotar o Perigo Público numa final disputadíssima.


- Quando e como foi a tua iniciação, primeiro no movimento hip-hop e segundo, no freestyle, em concreto?
Bad News - Entrei no movimento hip-hop há 6 anos atrás e foi influência do meu primo. Via-o sempre com aqueles aspectos malucos, sempre a rimar à toa. E também disse para mim: ‘Oh, isso deve ser bom, também vou descobrir essa maneira de me expressar, de uma maneira que toda a gente oiça.’ Foi assim.

- Desde então, como foste evoluindo no freestyle?
Bad News - Saía do banho, em frente ao espelho. E quando estou assim em casa fico a insultar as minhas irmãs (risos), quando estou com os meus amigos insulto os meus amigos. Sempre assim. E vou desenvolvendo. E sempre que vou a qualquer sítio e vejo qualquer pessoa com calças largas eu vou lá perguntar se é mc e se quer batalha.

- Qual foi a battle que mais te marcou até hoje?
Bad News - Foi esta do Perigo Público porque eu estava mesmo intimidado, é a verdade, não vou mentir. E porque o Perigo Público era uma lenda.

- Como é que te sentes agora depois de ter derrotado a lenda?
Bad News - Uma lenda. Uma nova lenda.

- Tens algum freestyler que admires particularmente?
Bad News - Perigo Público. Ele é bom.

- Foi uma honra para ti, então…
Bad News - É, é. Já tinha nome e sempre que me ouviam fazer freestyle diziam: ‘Tu és bom, mas há um nigga chamado Perigo Público, ele é muito mau’. Eu dizia também, tipo no gozo: ‘Eu também sou mau’. Mas eles diziam: ‘Ele é melhor!’, e eu: ‘Tá bom então’. Eu baixava a bolinha.

- Diz-se frequentemente que em Portugal não há mc’s de battle. Concordas?...
Bad News - Até certo ponto concordo porque aqui há muito poucos. Os mc’s aqui são mais de freestyle, mas são melhores do que em qualquer outra parte porque têm ideias mais construtivas. Mas em termos de estupidez para fazer rir, os melhores mc’s de battle são os do meu pais, de Angola. São os melhores.

- …Na sequência da pergunta anterior, abrimos as inscrições há apenas três semanas e recebemos cerca de 36. Achas que se está a formar uma geração nova que poderá potenciar uma evolução a este nível?
Bad News - Sim, sim. Eu acho que devia haver mais disto. Toda a gente adora isto. Isto é uma coisa que qualquer pessoa de qualquer outro canto vem, como agora o Perigo Público veio do Algarve. De certeza que se fizerem mais isto vai haver mais audiência, muito mais. Uma coisa que eu achei, é que isto devia ser mas publicitado porque eu só ouvi isto por alto e as pessoas do meu grupo (Artilharia Pesada) disseram: ‘Danilo, tu não vais cantar porque se tu fores cantar, tu vais apanhar e estragas o nome do grupo’. Eu disse: ‘Mas eu me confio’. ‘Ah mas não’. Hoje fugi do ensaio, disse ‘olhem tou doente’, e vim para aqui.

- Acabaste por já responder um pouco a esta pergunta, mas se tiveres algo a acrescentar: Qual o papel de eventos como este no desenvolvimento, em Portugal, desta expressão particular do mc’ing? Que outras iniciativas podem ser tomadas?
Bad News - Concertos para a malta jovem. Mais iniciativas destas.

- O que é que te motivou a participar no H2T Duelo Verbal?
Bad News - Tipo… isso do Freestyle… Dizem ‘ah porque é bom, é bom, é bom’, e eu disse: ‘Ah eu também sou, vou-me lá meter’. Mas os meus niggas sempre a dizer: ‘não, não, não’. Eu falei com a Eva, uma amiga minha, ela foi uma das pessoas que mais me apoiou, sempre a dizer para eu ir. Eu disse: ‘Eu vou’.

- Queres dedicar a vitória a alguém?
Bad News - À minha filha que fez agora três meses. A ela e a mim.


2 comentários:

RM disse...

Boas,
Desde já um enorme obrigado em nome de toda a equipa H2T por visitares e apreciares o nosso trabalho.
No entanto queria-te só pedir para nas próximas vezes colocares uma referência do local onde retiraste a entrevista ou info. Ficariamos bastante gratos por essa pequena atenção.

Rui Meireles
H2T - www.h2tuga.net

RH disse...

Gostei de ler este blog. Sugiro uma visita ao meu blog

http://pazoriginal.blogspot.com/